Nos dias 18 e 19 de julho, promovemos o evento de Brincadeiras de férias para as crianças da comunidade do Frei Damião, já que neste período acontecem as férias de inverno.
Este evento teve como objetivo promover ás crianças e adolescentes da comunidade acesso a diversidade de entretenimentos como Cinema ao ar livre e recreações com apresentações folclóricas. Além disso, foram ofertadas brincadeiras com brinquedos infláveis, bolhas de sabão, cantigas de rodas, roda de capoeira e apresentação do Boi de mamão, onde as próprias crianças foram os protagonistas da ação.
No fim da tarde, aconteceram duas cessões de cinema ao ar livre, com os filmes: UP Altas Aventuras e Viva – A vida é uma festa.
A arte é a vertente que começa a ser expandida nos empreendimentos da Hurbana. Sob os conceitos de cidade criativa e cidade para pessoas, que consagrou as iniciativas do grupo, obras de arte passam a compor os espaços de uso público, provocando encantamento, reflexão e a ressignificação da relação das pessoas com o lugar.
O Passeio Pedra Branca, em Palhoça, conta com a “Praça das Esculturas” e 22 totens da série Tarot Pedra Branca, criada pelo artista e poeta Rodrigo de Haro (1939-2021), uma das maiores expressões da arte brasileira.
O complexo Passeio Primavera, em Florianópolis, também foi contemplado com uma galeria de arte a céu aberto.
“A iniciativa partiu dos empreendedores juntamente com o meu envolvimento e interesse pela arte, já há algum tempo estudando e participando de Feiras e Bienais de Arte no Brasil e exterior. Com a arte pública como instrumento de transformação social e cultural, acreditamos que podemos acrescentar novos valores aos nossos endereços e em outros projetos do Instituto Pedra Branca, recentemente criado”, afirma Myriam Consonni Gomes, proprietária do Primavera Garden, âncora do Passeio Primavera.
Entusiasta da arte urbana contemporânea, ela adianta que, em breve, o Passeio Pedra Branca também terá sua coleção de arte ampliada. “Sensibilizando e intrigando as pessoas com a coleção de arte Primavera, os novos Espaços de Arte que serão projetados têm a intenção de expor e trazer para mais perto do público o convívio com o artista e sua trajetória de criação e produção”, ressalta. Segundo ela, a coleção vem sendo implementada com a colaboração de alguns consultores de arte e curadores.
No quesito Cultura, o Instituto Pedra Branca é um dos apoiadores da Orquestra Filarmônica Catarinense – OFiC, onde está promovendo a instalação de sua nova Sede no bairro Pedra Branca, Palhoça/SC.
A OFiC tem como objetivo diversificar a escolha dos programas musicais, promovendo o diálogo entre os diferentes estilos e gêneros musicais, além disso, tem como bandeira inclusiva levar a experiência da música de concerto e do universo sinfônico de forma gratuita, para além dos teatros, ampliando de maneira significativa a atuação e alcance desse legado cultural.