Na comunidade Frei Damião existe um território ocupado chamado Elza Soares. É a parte mais vulnerável da comunidade, onde não há ligação de água potável e as moradias não possuem banheiros. Neste território, havia um espaço destinado ás crianças para brincadeiras com alguns brinquedos quebrados, como escorregador e gangorra.
A partir disso, foi criado um espaço seguro para lazer das crianças, com fixação e conserto de mais dois brinquedos que a comunidade já tinha, melhoria da infraestrutura com instalação de cerca de proteção para os animais, colocação de areia apropriada e iluminação com refletor.
O projeto de urbanização da comunidade do Frei Damião teve início em julho de 2022, onde contemplava a pavimentação das Ruas Pascoal Mazilli, Saul Cardoso, Eunice Nunes, Pedro Pescador, Rua 07, Valdevino, das Flores e Ricardo Schelemper.
Este projeto nasceu em parceria com a Prefeitura de Palhoça e SAE Pedra Branca, como uma outorga social em decorrência da renovação da prestação de serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto no bairro Pedra Branca.
Com o calçamento das ruas, os serviços públicos passarão a ser realizados dentro da comunidade, como transporte coletivo, coleta de lixo, entrega de correspondências pelos correios, cadastramento de CEPs nas ruas, além de permitir um melhor deslocamento dos moradores, que não precisam mais se preocupar com a lama na porta de casa.